:

  • Paris: Metrô Usa ‘Cão Robô’ Para Inspecionar Túneis Perigosos


  • Feito por empresa americana, o cão robô possui câmera de 360° com infravermelho e é chamado de 'Perceval' pelos inspetores

A Administração Autônoma dos Transportes de Paris adotou uma solução inovadora para a manutenção do metrô parisiense: um cão robô chamado 'Perceval'. 

Segundo o inspetor de infraestrutura William Niepceron, o robô é uma ferramenta valiosa para detectar anomalias em instalações de difícil acesso e risco para os inspetores, graças às suas câmeras de alta qualidade. 

Com cerca de 40 quilos e um metro de altura, 'Perceval' conta com membros flexíveis para se adaptar a espaços estreitos. 

Ele será usado duas vezes por mês para a manutenção do metrô de Paris, que possui 308 estações e 220 quilômetros de linha férrea. A rede é uma das maiores e mais antigas da Europa e transporta cerca de 16 milhões de passageiros por dia. 

Com o cão robô, será possível checar o estado geral da rede, incluindo milhares de pontos de inspeção em túneis subterrâneos, sub-bacias, pontes, viadutos e túneis.

Perceval pode gerenciar essas tarefas e cuidar de entrar em áreas que os inspetores não podem acessar. Por isso, é capaz de trazer minúcias que poderiam causar acidentes se não fossem consertadas. 

'Perceval' consegue transmitir em detalhes o que vê para a tela do celular do operador — Immagem: reprodução

Os cães robôs estão se tornando uma tendência crescente para ajudar na manutenção e segurança de algumas instituições em todo o mundo. Um exemplo é o 'Digidog', o cão robô utilizado pelas autoridades de Nova York para combater a insegurança na cidade. 

Apresentado em abril, o 'Digidog' é um cão policial robô autônomo que pode ser usado para situações perigosas ou suspeitas. A previsão é que ele comece a atuar na cidade no próximo verão.

Sabe quanto vale um "brinquedinho" desse? Robôs similares ao Perceval custam, em média, US$ 110 mil (algo em torno de R$ 600 mil).